Sexta-feira, 22 de Abril de 2011

Um passinho de Dança

 Sabem, eu não tenho o hábito de falar sobre as 7 artes. Ou melhor, falo sobre cada uma das artes, mas nunca digo que pertencem ao grupo d'As Sete Artes. Só em casos extremos é que faço essa referência: faço quando quero que as pessoas achem que eu sou um intelectual e faço quando não tenho ideias decentes para textos. Com sorte, hoje irei mudar isso. Pois esta arte é quase como se fosse a ovelha negra das outras artes. É aquela que as outras artes chateiam quando não têm nada para fazer. É aquela que as outras artes fecham no quarto quando há visitas. No geral, é o alvo de chacota de todas as artes. Mas eu, cheio de pena da 2ª arte, quero parar com esta discriminação. Esta arte não tem culpa de filmes como Billy Elliot ou Dirty Dancing, tal como Deus não tem culpa da existência de algumas pessoas. Hoje, escrevo em defesa... da Dança. 

 A Dança é o elemento mais importante da sociedade actual. Talvez esteja a exagerar apenas um pouco, mas apelo agora à vossa humilde reflexão. Quantas vezes é que a Dança já vos safou em momentos importantes? No meu caso só deu origem a insultos em relação aos meus passos de dança em diversos casamentos, mas tenho a certeza que há bons exemplos. O waka por exemplo. O próprio acto de breakdancing. A celebração de golos. Tudo bons exemplos da bondade da dança. Ignorando os momentos embaraçosos que passámos a praticar a minhoca, todos aqueles movimentos ridículos do Saturday Night Fever, e claro, o clássico moonwalk. E já que mencionei estes passos de dança, gostava que reparassem numa coisa: alguma vez ouviram o nome de algum passo de dança totalmente português? Porque todas estas "danças" são de origem estrangeira. Dando o exemplo de "A minhoca" que é na realidade " the worm".  É óbvio que não fiz nenhuma pesquisa aprofundada, nem me dei ao trabalho de inserir no Google " Danças Portuguesas" mas tenho a certeza que deve haver alguma coisa que faça o povo português orgulhoso das suas raízes dançantes.

 E por falar em dança. vocês já ouviram falar de um lugar dedicado a essa práctica chamado de "discoteca"? Eu na realidade não sou grande fã. E também acho que estas "discos" perderam as suas raízes. Hoje em dia já ninguém se importa com a dança quando se vai a uma discoteca. Os rapazes vão por causa das raparigas e as raparigas vão para mostrar que estão disponíveis. Falo claro na idade adolescente. ( Esta última frase salvou-me do abandono de muitas mulheres desta página). E claro, não ignorar também o álcool servido. Embora ( meninos e meninas) não haja necessidade de recorrer ao álcool para um serão de divertimento. 

 Finalmente quero também lembrar que a 2ª Arte chama-se " Dança/Coreografia". A não ser que sejam realmente alunos de dança, já ninguém liga à coreografia. Sempre que há uma pessoa que diz que não sabe dançar, há sempre o experiente rapaz que aponta " É só pores o corpo mole e sentires a música". Eu nunca me riu, pois não tenho uma explicação melhor. Não consigo mesmo perceber o conceito de dança. E sinceramente, não quero perceber. Pois 80% dos experientes rapazes que fazem aquela afirmação anterior, estão sobre o efeito da marijuana. Embora também não perceba muito sobre marijuana.

 

publicado por Sebastião Marques Lopes às 01:11
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Inês a 27 de Abril de 2011 às 19:18
Na minha opinião, o melhor mesmo "É só por o corpo mole e sentir a música".
Inês

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 18 seguidores

.pesquisar

.Outubro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Pequenos lapsos, grande h...

. Os anûs de Zuckerberg

. Tormentos de 10 linhas

. Menino da mãmã

. Viva a Preguiça?

. Irmãs do planuta

. Aí que cheirinho

. Passou bem?

. Raios part'ó cão

. Coca-cola, alguém?

.arquivos

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

blogs SAPO

.subscrever feeds